Revelados finalistas do Prêmio Illy de Qualidade do Café para Espresso
A illycaffè revelou nesta segunda-feira, 24, os 40 finalistas da 35ª edição do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, iniciativa criada há mais de 30 anos e que ajudou a mudar o panorama da cafeicultura brasileira.
As amostras foram selecionadas por uma comissão julgadora da Experimental Agrícola do Brasil, empresa responsável por adquirir no país o café que será usado no blend 100% Arábica da marca italiana, e passaram por diversas avaliações técnicas, sem qualquer referência de origem ou produtor.
Ao todo, mais de 400 amostras foram analisadas com base em critérios como cor, aspecto, teor de umidade, peneiras, torração, qualidade da bebida, degustação de espresso, além de análises químicas que garantiram conformidade com os limites globais de resíduos de agroquímicos, conforme os padrões da illycaffè.
"Selecionar as melhores amostras de café é sempre um desafio, pois a qualidade dos cafés disponíveis melhora a cada ano. Nosso processo de seleção envolve a avaliação das amostras, numeradas e sem identificação de produtor ou região de origem, garantindo imparcialidade e foco na qualidade. Cada membro da equipe realiza uma avaliação individual, e, posteriormente, unimos as opiniões para definir as amostras selecionadas", revela Aldir Teixeira, CEO da Experimental Agrícola e presidente da comissão julgadora do prêmio desde 1991.
Segundo ele, os cafeicultores brasileiros vêm investindo continuamente em práticas agrícolas regenerativas e sustentáveis, elevando ainda mais o padrão de qualidade e responsabilidade socioambiental na produção de café.
A competição, que ocorre em âmbito nacional, reforça a tradição de Minas Gerais como maior representante entre os finalistas, com 36 produtores divididos entre as regiões do Cerrado Mineiro (11), Chapada de Minas (1), Matas de Minas (9) e Sul de Minas (15) que, nesta edição, concorrem com três de São Paulo e um do Centro-Oeste.
Em maio de 2026, durante a cerimônia do 35º Prêmio Ernesto Illy, os três primeiros colocados nacionais receberão quantias em dinheiro, diplomas e uma viagem internacional para participar do 11º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy. Na ocasião, também serão anunciados os vencedores regionais e o Classificador do Ano. Confira abaixo a lista dos 40 finalistas: Sul de Minas: Adolfo Henrique Vieira Ferreira, Agro Fonte Alta, Dimas Silva Jacob, Edilene Souza de Oliveira Ferreira, Eric Jan Roorda, Ernani Ornelas de Podesta, Francine Rossi, Júlio Cezar Diniz, Kleber de Souza, Olga Maria Ferreira Tavares, Otávio Renno de Carvalho Dias, Paulo Henrique Abreu Moreira, Pedro César de Oliveira, Sebastião Curimbaba e Túlio Mambrini.
Cerrado Mineiro: Álvaro José Sanches, Décio Bruxel, Elmiro Alves do Nascimento, Fernando Oliveira Castro, Gláucio de Castro, José Carlos Grossi, Marcelo Cocco Urtado, Osmar Pereira Nunes Júnior, Paulo Veloso dos Santos, Rosa Maria Martins Vitral e São Mateus Agropecuária.
Matas de Minas: Ary Teixeira da Costa, Dimas Mendes Bastos, Maria do Carmo Reis de Oliveira, Matheus Lopes Sanglard, Raimundo Dimas Santana, Raimundo Dimas Santana Filho, Ronalt Marques de Araújo, Vera Maria Affonseca Garcia Correa e Walter Cesar Dutra Chapada de Minas: Luís Manuel R. Fachada Martins da Silva.
São Paulo: Daniella Romano Pelosini, Francisco Antonio Rios Corral e José Carlos Oms.