Conselho Nacional do Café prestigia entrega do Prêmio CNA Agro Brasil 2025
O Conselho Nacional do Café (CNC) participou, nesta terça-feira (25), da cerimônia de entrega do Prêmio CNA Agro Brasil 2025, realizada na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O presidente do CNC, Silas Brasileiro, esteve presente no evento, que reconheceu personalidades de destaque nas categorias “Destaque”, “Política”, “Pesquisa e Desenvolvimento” e “Comunicação”.
A premiação homenageou Roberto Rodrigues (Destaque), Arnaldo Jardim (Política), Alfredo Kingo Oyama Homma (Pesquisa e Desenvolvimento) e Eduardo Oinegue (Comunicação), figuras que têm contribuído de maneira decisiva para o fortalecimento do agronegócio brasileiro, para o desenvolvimento científico e para a difusão responsável de informações sobre o setor.
Durante a cerimônia, o presidente da CNA, João Martins, ressaltou a relevância de cada homenageado e reafirmou que o Prêmio CNA Agro Brasil foi criado para enaltecer aqueles que “defendem e lutam pelo engrandecimento do Brasil” e reiterou o projeto da entidade de doar R$ 100 milhões por ano para financiar pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Representando o setor cooperativista cafeeiro, Silas Brasileiro destacou a importância de reconhecer lideranças que impulsionam avanços estratégicos para o agro, seja na construção de políticas públicas, na inovação tecnológica ou na comunicação qualificada com a sociedade. Segundo ele, “valorizar o mérito e a dedicação desses profissionais é fundamental para reforçarmos a imagem de um agro brasileiro moderno, sustentável e comprometido com a geração de desenvolvimento e oportunidades”.
O CNC parabeniza todos os agraciados nesta 9ª edição do Prêmio CNA Agro Brasil e reafirma seu compromisso em colaborar para o fortalecimento das políticas setoriais, da sustentabilidade e da representação institucional do agronegócio nacional.
A Cooxupé foi Campeã em Sustentabilidade no Prêmio Melhores do Agronegócio 2025, promovido pela Revista Globo Rural e Editora Globo, em parceria com a Serasa Experian. A premiação, realizada em 24 de novembro, em São Paulo, destaca o compromisso da cooperativa com práticas socioambientais que fortalecem uma cafeicultura sustentável.
A cooperativa foi reconhecida por iniciativas como o Protocolo Gerações, ações de cafeicultura regenerativa, apoio a pesquisas de captura de carbono, projetos de educação ambiental e restauração de áreas degradadas, além do suporte técnico contínuo aos mais de 21 mil cooperados. Segundo o presidente Carlos Augusto Rodrigues de Melo, o prêmio reforça que a gestão da Cooxupé está alinhada às exigências globais e à governança responsável.
Em nome do Conselho Nacional do Café, o presidente Silas Brasileiro parabenizou a Cooxupé pela conquista como Campeã em Sustentabilidade no Prêmio Melhores do Agronegócio 2025 e fez questão de destacar, em suas palavras. “Quero parabenizar o presidente Carlos Augusto Rodrigues de Melo pela sua gestão visionária e comprometida com uma cafeicultura verdadeiramente sustentável. Estendo meu reconhecimento ao vice-presidente Osvaldo Bachião Filho, ao Dr. Jorge Florêncio, que conduz a comunicação com excelência, e à gerente de Sustentabilidade, Natalia Carr, que tem um trabalho exemplar na consolidação das diretrizes ESG e do Protocolo Gerações. Meu elogio também se estende à diretoria, aos mais de 21 mil cooperados e a todos os colaboradores, que, com dedicação e competência, fazem da Cooxupé uma referência nacional e internacional. Esta conquista honra o café brasileiro, fortalece o nosso setor e inspira todo o agronegócio a seguir no caminho da responsabilidade socioambiental”, parabenizou.