Maior cooperativa de café conilon do país incorpora Coopbac, de pimenta do reino
A Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), a maior cooperativa de café conilon do Brasil, acertou a incorporação da Cooperativa Agropecuária da Bacia do Cricaré (Coopbac), referência no mercado de pimenta-do-reino. Os filiados das duas cooperativas aprovaram a união em assembleia geral extraordinária conjunta, que ocorreu na sexta-feira (28/11) em São Gabriel da Palha (ES), cidade-sede da Coopabriel.
Fundada em 1963, a Coopabriel tem 8,2 mil cooperados e faturou R$ 2,57 bilhões em 2024. Além de atuar no cultivo de café conilon, a cooperativa deu início recentemente a um projeto de plantio de cacau na Bahia.
A Coopbac, de São Mateus (ES), por sua vez, nasceu em 2005 e reúne 350 cooperados. A cooperativa é a maior no segmento de pimenta-do-reino no país e exporta para 13 países, localizados nas Américas, África e Ásia. Com a incorporação, a Cooabriel absorve os ativos e passivos da Coopbac, que deixa de existir.
Segundo Alexandre Costa Ferreira, gerente corporativo de novos negócios da Cooabriel, com a união, a cooperativa poderá aumentar a oferta de serviços aos associados. “Um número considerável de cooperados da Cooabriel produz também pimenta-do-reino. Estrategicamente, direcionamos nossas ações para viabilizar o maior número de soluções e atender as necessidades do nosso quadro societário”, afirmou.
Luiz Carlos Bastianello, presidente da Cooabriel, disse que a cooperativa pretende aumentar o volume de negociações com a especiaria. “A entrada da Cooabriel no segmento deve estimular muitos produtores a investir na atividade. A tendência é que isso traga grandes benefícios para todos da cadeia”, comentou.