Viena, onde consumir café é patrimônio mundial reconhecido
Quando falamos em Patrimônio Mundial, certamente vêm à mente alguns dos lugares mais belos e de excepcional importância histórica em todo o mundo: construções antigas repletas de magia, maravilhas naturais , todos esses destinos imponentes e renomados.
No entanto, raramente incluímos nesses conceitos uma experiência como a de tomar café, e na cidade austríaca de Viena , o prazer dessa requintada bebida quente foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, devido à ancestral tradição cafeeira desse destino, que se tornou um estilo de vida nessa parte do mundo.
Em Viena , o primeiro café reconhecido foi fundado em 1685 e, desde esse momento histórico, existem cerca de 1400 cafés na cidade , o que demonstra a importância que esta deliciosa bebida tem para os habitantes desta região e para os apreciadores que procuram uma experiência tradicional e saborosa na Europa Central.
Ao passear pelas belas ruas da Áustria e se deparar com os cafés imperiais que sobreviveram até os dias de hoje, você perceberá a experiência única de saborear uma deliciosa xícara de café vienense tradicional , acompanhada pelos irresistíveis doces que fazem parte de uma das tradições culinárias mais marcantes de Viena. Incluímos um vídeo do @InstantesdeTiempo para que você possa saber mais sobre essa experiência.
Como manda a tradição em todas as cafeterias, o pedido de um delicioso café é acompanhado por um pequeno copo de água pura que, segundo a tradição, simboliza a qualidade da bebida, já que serve exclusivamente para enxaguar a colher depois de termos preparado o café.
É importante destacar que cada um dos distritos em que a cidade de Viena está dividida possui toques tradicionais na preparação do café, o que o tornou parte fundamental da vida social e intelectual da cidade, sendo também reconhecido como patrimônio cultural imaterial da humanidade.
No primeiro distrito, conhecido como Innere Stadt, você encontrará belos monumentos históricos, como a escola de equitação, o convento agostiniano, o Palácio Hofburg e a Catedral de Santo Estêvão, todos acompanhados por diversos cafés imperiais que contam histórias que se desenrolaram entre suas paredes.
Outra tradição antiga de Viena é a temporada de bailes, que acontece entre novembro e janeiro, e este ano será realizada no Palácio Hofburg , um local que se transformará em um dos maiores e mais luxuosos cafés do mundo em 23 de janeiro de 2026.