"Pessoas que bebem café têm melhor saúde cardiovascular", diz cardiologista
Mais uma vez, vale olhar com atenção para esse hábito tão presente nas nossas manhãs. Por muito tempo, o café carregou a fama de aumentar o risco de doenças cardíacas, câncer, hipertensão e ansiedade — muito por conta do teor de cafeína. Mas o que a ciência mais recente realmente mostra?
Quando especialistas como o cardiologista José Abellán são perguntados sobre os efeitos do café, até eles se surpreendem. Segundo o médico, "todos os estudos indicam que o café é positivo. Pessoas que bebem café têm melhor saúde cardiovascular". Ele ainda reforça: "Podemos considerar algumas limitações, como o fato de quem toma café, em geral, também ter outros hábitos saudáveis. Mas, mesmo quando analisamos isso separadamente, a conclusão é que o café faz bem".
É verdade, diz ele, que a bebida pode aumentar temporariamente a frequência cardíaca e a pressão arterial. "Mas dentro do contexto de um estilo de vida equilibrado, tudo indica que o café é benéfico", afirma.
Essas conclusões ajudam a desfazer muitos mitos que cercam a bebida, historicamente vista como vilã. "É curioso, mas quando estudamos o café com profundidade, percebemos que ele realmente faz bem. Não entendo como algo sem calorias, uma substância química tão simples, pode nos proporcionar uma sensação tão boa", comenta.