Cooperativa e empresa fazem parceria com foco em fertilizantes
A Cooxupé e a Yara renovaram, por mais duas safras, a parceria voltada ao uso de fertilizantes de menor pegada de carbono entre os cooperados.
O acordo amplia o projeto iniciado em 2024 e avança na adoção de práticas de redução de emissões na cafeicultura.
A colaboração começou há dois anos, quando cerca de 30 produtores passaram a utilizar o fertilizante Yara Climate Choice™, fabricado com matriz renovável e que reduz entre 60% e 95% as emissões na etapa de produção em comparação a insumos derivados de gás natural fóssil.
A adoção do insumo reduziu em cerca de 40% a pegada de carbono do café verde em comparação ao uso de fertilizantes convencionais.
Produzido na unidade da Yara em Porsgrunn, na Noruega, o insumo chegou ao Brasil em outubro de 2024, embalado em material reciclável e transportado em caminhões movidos a GNV.
Entre maio e setembro de 2025, os produtores colheram a primeira safra nacional do café classificado como lower carbon. Com a renovação, o projeto passa a uma nova etapa, com maior escala e adesão crescente dos cooperados.
Para o presidente da Yara Brasil, Marcelo Altieri, a continuidade do acordo reforça a adoção de soluções que reduzam emissões na produção agrícola.
“O interesse dos agricultores é a comprovação de que é possível gerar valor ambiental e econômico ao mesmo tempo. Temos trabalhado de forma colaborativa, para que toda a cadeia de valor do café compartilhe dessa mesma visão e crie ferramentas que acelerem e incentivem a transformação que queremos ver no campo. A Cooxupé é um exemplo de liderança e visão de futuro no agro brasileiro, e seguimos juntos para ampliar ainda mais o impacto positivo dessa jornada”, afirma.
O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, afirma que a renovação está alinhada às demandas dos produtores e do mercado.
“Na Cooxupé, buscamos constantemente soluções que unam inovação, responsabilidade socioambiental e geração de valor para os mais de 21 mil cooperados que representamos. Trabalhamos para que nossas famílias produtoras estejam preparadas para os desafios e exigências do mercado, com apoio integral em todas as etapas da jornada no campo. Dessa forma, parcerias como essa são fundamentais para fortalecer um modelo produtivo que respeita o meio ambiente, beneficia a sociedade e posiciona a cafeicultura brasileira como referência mundial”, declara.