Inmet: Alerta Amarelo para as regiões de café nesta semana
A terça-feira, 16 de dezembro, será marcada pela atuação de uma frente fria combinada ao calor e à alta umidade em diferentes camadas da atmosfera. Segundo a Climatempo, esse cenário favorece a ocorrência de pancadas de chuva, temporais isolados e rajadas de vento em várias partes do Brasil.
Enquanto o tempo começa a apresentar melhora gradual em áreas do Sul ao longo do dia, Sudeste e Centro-Oeste entram em estado de atenção para volumes elevados de chuva. No Nordeste, o calor segue predominando, com instabilidades mais concentradas no interior, e na região Norte, a chuva continua frequente, por vezes com intensidade elevada.
O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) divulgou alertas para tempestades e chuvas fortes que abrangem quase todos os Estados do país. Apenas Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte não devem ser atingidos pelas instabilidades nesta semana.
O alerta amarelo abrange áreas do Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nessas regiões, há previsão de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de granizo isolado, com baixo risco de transtornos como quedas de galhos, alagamentos pontuais e interrupções no fornecimento de energia.
Já os laranjas, que indicam perigo, aparecem com maior destaque em áreas do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Nessas localidades, são esperadas chuvas mais intensas, entre 30 e 60 mm por hora ou acumulados de 50 a 100 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes a muito fortes, entre 60 e 100 km/h. O risco é maior para alagamentos, quedas de árvores e galhos, descargas elétricas e cortes no fornecimento de energia.