Preço no Vietnã mantêm tendência de alta nas vésperas do feriado do Tet
Os preços do café no mercado interno mantiveram sua tendência de alta em 101.800 VND/kg ( R$ 1.220,00 a saca de 60 kgs.) , graças ao apoio do mercado internacional e à tendência dos agricultores de reter seus estoques antes do Ano Novo Lunar.
Em 28 de janeiro, o mercado interno de café continuou a manter preços elevados, refletindo a disputa entre a oferta limitada e a demanda para atender aos pedidos antes do feriado prolongado. Após uma série de sessões voláteis, o preço do café verde a granel nas províncias do Planalto Central estabeleceu um equilíbrio temporário, demonstrando forte apoio tanto de fatores internos quanto internacionais.
A Associação Vietnamita de Café e Cacau (Vicofa) afirmou que os preços permaneceram altos por um longo período devido a diversos fatores. As mudanças climáticas reduziram a produção ou a fizeram ficar abaixo das expectativas em muitos dos principais países produtores. Para o café robusta, do qual o Vietnã domina a oferta global, a disponibilidade não é mais abundante, enquanto a demanda permanece estável e apresenta tendência de alta.
O consumo global de café também está em expansão, principalmente nos mercados asiáticos e em economias emergentes. O uso crescente de robusta em blends para substituir parcialmente o arábica e reduzir custos impulsionou ainda mais a demanda pelo café vietnamita.
Além da oferta e da demanda, a cautela dos vendedores também contribuiu para sustentar os preços. Os agricultores não estão mais com pressa para vender imediatamente após a colheita, enquanto os exportadores estão definindo cuidadosamente o momento da fixação de preços.
O Tết (ou Tết Nguyên Đán) é o feriado mais importante do Vietnã, celebrando o Ano Novo Lunar e a chegada da primavera. Geralmente ocorre entre o fim de janeiro e meados de fevereiro. É uma celebração de reunião familiar, culto aos antepassados, tradições como o Bánh Chưng (bolo de arroz), decoração com flores (pêssego/ochna) e envelopes vermelhos com dinheiro.