Cafeteria indiana alcança marco importante na corrida contra a Starbucks
A Barista Coffee, a maior rede de cafeterias fundada localmente na Índia, anunciou que ultrapassou a marca de 500 lojas com a inauguração de sua nova unidade em Shaguna More, Patna.
A empresa afirma que essa nova loja, localizada perto da fronteira nordeste da Índia com o Nepal, demonstra sua estratégia de concentrar a expansão em cidades emergentes, onde o rápido desenvolvimento e o aumento da renda disponível oferecem novas oportunidades de crescimento em mercados de porte médio e pequeno.
A inauguração da 500ª cafeteria da Barista também marca 26 anos de operação na Índia, desde a abertura da primeira unidade em fevereiro de 2000 no Hotel Taj Mahal, em Nova Delhi.
O CEO Rajat Agrawal afirma que a expansão para 500 lojas na Índia, Sri Lanka e Maldivas demonstra o compromisso da Barista Coffee com o crescimento em seu mercado doméstico.
“Estamos muito felizes em alcançar mais um marco significativo em nossa trajetória de crescimento com a inauguração da nossa 500ª cafeteria em Patna”, declara Agrawal. “O lançamento demonstra o compromisso da Barista com o mercado indiano na indústria do café e reflete nosso crescimento constante em toda a região.
“Temos muito orgulho de nossos 26 anos de serviço contínuo aos clientes, durante os quais a manutenção da qualidade e da consistência sempre permaneceu no centro de nossa marca. “Essa jornada foi moldada pela confiança do cliente e pela dedicação de nossos parceiros e equipes em todo o país.”
A Barista Coffee ainda busca alcançar a Tata Starbucks para se tornar a maior empresa do setor de cafeterias na Índia, visto que a joint venture entre a Tata Consumer Products e a Starbucks – estabelecida em 2012 – inaugurará sua 500ª unidade na Índia em novembro de 2025.
Enquanto a Tata Starbucks opera unidades em 81 cidades na Índia, a Barista Coffee afirma que suas 500 unidades estão distribuídas por mais de 165 cidades.
Em janeiro de 2024, a Starbucks anunciou sua ambição de alcançar 1.000 lojas na Índia até 2028, expandindo para cidades de porte médio e pequeno, com drive-thrus, aeroportos e lojas 24 horas.
No entanto, essa meta de 1.000 lojas parece ter diminuído, e a empresa agora se concentra em "calibrar a expansão das lojas da Starbucks... em torno de 45 a 50 lojas este ano", sem entrar em novos mercados, de acordo com uma entrevista com Sunil D'Souza, diretor-geral e CEO da Tata Consumer, ao Financial Express em janeiro de 2026.