Enzzi Brasil apresenta eficiência de tecnologias aplicadas ao café
O cafeicultor Fabrício Maicon Junqueira, o irmão Marcelo Ale-xandre Junqueira e o pai João Carlos Junqueira recepcionaram cerca de 50 produtores de café da região no Sítio Santa Rita, município de Ribeirão Corrente (SP). Organizado pela equipe da Enzzi Brasil Biotecnologia e Nutrição Vegetal, a proposta do Dia de Campo foi a de apresentar resultados obtidos em lavouras de café, demonstrando na prática a eficiência das tecnologias aplicadas.
Márcio Aurélios Pires (comercial), o cafeicultor Vinícius Mendonça (responsável técnico), Márcio Henrique Gomes de Mello (desenvolvimento e pesquisa) e o cafeicultor José Henrique Mendonça (desenvolvimento e pesquisa) foram os responsáveis pela apresentação dos resultados.
Além do cafeicultor Fabrício Maicon Junqueira (anfitrião do evento), os organizadores contaram com a contribuição do cafeicultor Divino de Carvalho Garcia (Fazenda Palmeiras, em Patrocínio Paulista/SP), um dos primeiros a usarem a tecnologia da Turfa Enzzimais na cafeicultura há seis anos.
Márcio Pires iniciou a apresentação no Dia de Campo afirmando que tudo iniciou com o Drº Márcio Henrique – mestre em biotecnologia – que, em suas pesquisas laboratoriais, desenvolveu a tecnologia, realizou experimentos e buscava uma forma de avaliação em campo.
Desde então, Márcio trabalhou ativamente para divulgar o produto junto a produtores de hortaliças, frutas e grãos no Estado de São Paulo e em vários municípios de Goiás e no Triângulo Mineiro. “Não foi nada fácil trabalhar com um produto que ainda não era conhecido no mercado. Ser uma marca nova, é contra tudo e contra todos. E, dentre estas dificuldades, a desconfiança do próprio produtor. Porém, é compreensível esta desconfiança dele, em virtude de tudo que o produtor já passou, levando em consideração a enormidade de produtos que surgem a toda a hora que prometem resolver todos os problemas”, afirmou Márcio Pires.
E foram anos de viagens, visitas, demonstrações. E as conquistas chegaram. “Atualmente, atendemos um grande número de produtores de soja, milho, citros e produtores de café numa grande área do Triângulo Mineiro e de Goiás, como por exemplo em Coromandel (MG), Araguari (MG), Monte Carmelo (MG), Cristalina (GO), Catalão (GO) e Monte Alegre de Goiás (GO)”, afirmou Pires.
Como exemplo na Região da Alta Mogiana, Márcio Pires citou a propriedade do Srº Luis Bergamasco. “Em uma das partes da propriedade, onde ele instalou um pivô central, Srº Luis planta milho sobre milho. Na metade da área atendida pelo pivô para cima é cascalho e na metade para baixo é solo mais profundo. Na metade superior, ele não havia produzido além de 80 sacas de milho por hectare. Após a utilização da Turfa ENZZIMAIS na lavoura de milho nesta área de cascalho, ele ficou surpreendido. Disse que bateu acima das 130 sacas por hectare”, ressaltou.
Segundo ele, a utilização deste produto faz com que a planta tenha uma reação rápida após sua aplicação, por ser também um bioestimulante fisiológico, realizando mais fotossíntese no período, estimulando o sistema radicular, seja qual for a adversidade.