Terremoto de fortes proporções atinge grande parte da Colômbia
A Colômbia sofreu um forte terremoto nesta segunda-feira, 10, com epicentro na região de San José del Palmar, no litoral da Colômbia no Oceano Pacífico.
O tremor, que teve magnitude 7,4 segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), foi sentido em praticamente toda a Colômbia e em partes do Panamá e do Equador, incluindo Pichincha, cuja capital é Quito.
O abalo teve profundidade de 96 km e foi registrado pela manhã, por volta das 7h34 no horário local (9h34 no horário de Brasília).
Segundo informações divulgadas nas redes sociais, diversos edifícios nas regiões de Bogotá, Eje Cafetero, Tolima, Huila, Valle del Cauca, Manizales, Medellín, entre outros, foram evacuados como medida de precaução.
Vídeos divulgados pela imprensa colombiana mostram prédios residenciais parcialmente destruídos em Pereira, a apenas 50 quilômetros do epicentro. No município, ao menos 18 pessoas morreram, segundo afirmou o prefeito, Mauricio Salazar.
Em Cali, ao menos 20 prédios desmoronaram, segundo o prefeito, Alejandro Éder.
Jorge Eduardo Rojas, prefeito de Menizales, informou que pelo menos duas pessoas morreram no terremoto na cidade, localizada a cerca de 100 quilômetros do epicentro.
Ele acrescentou que "mais de 12 prédios" e "mais de 20 casas" foram total ou parcialmente destruídos, e relatou vazamentos de gás e eletricidade.
Segundo Rojas, a cidade mobilizou todos os seus recursos de resposta, mas "estamos sobrecarregados".
Ele descreveu a situação como "muito trágica e muito difícil" para a cidade.
O epicentro do terremoto foi em um município montanhoso localizado na Cordilheira Ocidental: San José del Palmar.
A cidade possui uma população de aproximadamente 5.907 habitantes, segundo o Departamento Administrativo Nacional de Estatísticas.
Os municípios mais próximos do epicentro são Pereira, Armenia e Manizales, capitais da chamada Região Cafeeira.
"Acabamos de passar por um grave evento sísmico no departamento de Chocó", disse a governadora Nubia Carolina Córdoba-Curi em sua conta no X.
"Estamos preocupados com os tremores secundários. Embora o epicentro tenha sido em San José del Palmar, na capital, Quibdó, há feridos e graves danos nas edificações. Já estamos realizando a avaliação dos danos para emitir o primeiro relatório oficial."
De acordo com a Unidade Nacional para a Gestão do Risco de Desastres, não há ameaça de tsunami no Pacífico após este terremoto.